quarta-feira, 22 de março de 2017

Hoje é dia de Treinar Redação - Introdução

Na verdade eu preciso terminar um capítulo de "As Brumas de Avalon". Em seguida devo estudar os conflitos da Caxemira e somente então devo estudar redação, que afinal, é uma matéria como todas as outras. Espero seguir minhas próprias dicas sobre redação e melhorar. É nesse tipo de momento que me bate uma vontade de ser de humanas...
Ideias para iniciar uma redação

1. Fazer uma apresentação direta do seu ponto de vista em relação ao tema proposto, o que vai se tornar o seu argumento básico.(DECLARAÇÃO)
Ex: “ A convivência com um dependente de álcool ou drogas, além de todos os seus reveses, também pode se tornar um vício poderoso, uma doença. Mães, mulheres e irmãos de dependentes costumam assumir para si a tarefa de conservar a ovelha negra da família. Quando dão por si, passaram a viver em função do problema alheio. Ora se comportam como salvadores, ora assumem o papel de vítima, ora cooperam e alimentam ainda mais o vício.”

2. Apresentar o tema, através de uma indagação a respeito do que ele traz.(QUESTIONAMENTO)
Ex: “Será que existem fatos que confirmam a inferioridade de certas raças estacionadas durante o processo evolutivo, a meio caminho entre o animal e o homem? Por que admitiríamos, no plano individual, a existência de gênios e retardados e tememos fazê-lo no plano racial?”

3. Definir o tema a ser questionado.(DEFINIÇÃO)
Ex: “A gíria é um patrimônio comum, é um instrumento de comunicação que parece imprescindível. Sobretudo, para a juventude. Até mesmo as gerações que a condenavam acabaram por assimilar algumas expressões de maior ocorrência”.

4. Citar dados da História. (ALUSÃO HISTÓRICA)
Ex: “Desde que aprendeu a manejar o fogo e a roda, o homem passou a gerar uma força produtiva, a qual desencadeou as invenções, as conquistas e o progresso. Mas essa produtividade prejudicou o relacionamento entre os povos, assim como entre patrão e empregado, no domínio pela tecnologia e na exploração da mão-de-obra.”

5. Expor o ponto de vista oposto, com a finalidade de combatê-lo durante o desenvolvimento.(CONTRASTAR)
Ex: “Na medida em que a caça é proibida no Brasil, não se pode admitir a existência de uma Associação Brasileira de Caça nem de lojas de caça e pesca. Um novo capítulo da Constituição Brasileira proíbe essas atividades. Caça não é esporte, porque esporte pressupõe igualdade de condições entre os contendores, um conhecimento prévio de ambas as partes das regras do jogo, e a existência de um juiz que faça cumprir essas regras”.

6. Utilizar dados estatísticos.(DADOS)
Ex: “A cada ano que passa, mil crianças morrem por dia debaixo do céu brasileiro. Morrem de doenças para as quais a medicina criou uma infinidade de nomes, todos sinônimos de um só mal: fome, subnutrição”.

Créditos: www

Nenhum comentário: